O fim de uma era

Olá a todos,

Hoje venho aqui, tentar explicar o que está ocorrendo com o nosso suporte. Antes de tudo, quem vos escreve é o angourakis, Rafael Ribeiro.
Quero contar um pouquinho da história do suporte, de como eu comecei, um pouco também do que passei… enfim, tentarei resumir para não ficar cansativo né!

Lembro-me que comecei no mundo phpBB lá pelos idos de 2004, quando a versão ainda era a 2.0.10 e eu estava preparando meu fórum sobre celulares, o Espaço Móvel.
Fui participando dos três suportes da época, pedindo ajuda (pasmem, não sabia nem instalar uma template xD), e fiz um monte de amigos, um montão mesmo! Foi aí que tudo começou.

O phpBBrasil precisava de um tradutor, o Rafa (MaXShoT) me recomendou então para o Rodrigo (Krisiun) e assim entrei na Staff lááá em 2005. Comecei como tradutor, passei por moderador e uma semana depois de moderar na cor verde, passei para a vermelha de administrador =D

Um montão de coisas aconteceram nesse meio. Na época, a equipe apesar de sempre online, estava em época de transição. Tinha bastante gente na equipe… Nando, LFCSSP, MaXShoT… E depois veio a época que eu mais gostei…

Quem é velho lembra, e lembra com muito carinho desses meninos: daniellucas, lucasdharo, micael, Soulz, ZIN, GHS, Hitori X, Andrews, Tokageh, Nicolas, Caio Reis… E outros também que tiveram suas passagens um pouco mais curtas: Rafa (Yoshi), Yuri…

Foi a época que eu apelido de “Época de Ouro”. O suporte estava em ascensão constante, me diverti muito. Aprendi muito sobre mim mesmo, me apaixonei, sofri também, aprendi o valor de uma grande amizade (que infelizmente na época não soube aplicar.) enfim!

O suporte também passou por maus bocados. Histórias de invasões, SPAMs enchedores de saco… Bah, hoje me lembro disso com carinho, como éramos todos bobos!

Essa equipe toda foi então se esvaindo, cada um tomando seu próprio rumo. No fim éramos eu (angourakis), Mih, Krisiun, Gui, Kairion, Rui Avaré, ZIN e souzadc.
Foi então que destes últimos guerreiros restaram apenas eu, Kairion e Gui… E de fato teríamos continuado este projeto tentando reestruturá-lo, mas não dá mais!

Passei 5 anos de minha vida (e que foram excelentes, devo confessar), me dedicando ao suporte, me dedicando à algo que me trouxe tudo isso acima, mas que… Não era meu e parece-me que nunca foi.
É complicado continuar um projeto quando você tem inseguranças, você perde o ânimo, perde aquela certeza de que todo o trabalho que foi feito pensando única e exclusivamente nos usuários teria uma continuação!

É por isso, que depois de todos os esforços direcionados a continuar este suporte, encerro oficialmente este por tempo indeterminado.
Não foi uma decisão fácil, não foi MESMO! Eu e o Kairion demoramos muito a tomá-la e é ainda mais difícil escrevê-la. Difícil não porque estamos fechando esta porta, difícil porque sabemos que, apesar de poucos usuários no suporte, vocês estavam contando com a gente, estavam participando e tentando ajudar os outros.

Agradecemos de coração e alma toda a ajuda que vocês nos deram; agradecemos também a todos que passaram pela equipe, todos que não foram da equipe, mas passaram por lá deixando suas dúvidas e alegrias quando da resolução de algo.

Aprendemos muito, muito com todos vocês e este ensinamento, levaremos para sempre conosco.
Desejamos muita sorte para todos, em seus fóruns, em suas vidas. Lembre-se de aproveitá-las ao máximo, de ser quem se é, fazer o que se quer. Não deixem um momento sequer passar por vergonha, por medo…

O suporte está oficialmente fechado e as chaves estão com o Krisiun. Ele reabrirá e tirará o pó da casa quando assim o desejar.
Ainda sonho um dia me sentir como me sinto hoje (e sempre disse a eles), eu correndo pela casa e meu papai (Krisiun) e mamãe (Mih) ao meu lado =D sem vocês eu realmente não sei o que seria de mim, MUITO OBRIGADO.

É isso pessoal. Esperamos que compreendam, não foi fácil, mas foi preciso.
Deixo ainda meu contato para esclarecimentos: respirasp@hotmail.com

Grande abraço

50 Respostas to “O fim de uma era”


  1. 1 Kairion fevereiro 20, 2011 às 10:12 pm

    Como disse pro Rafa, não tenho nem o que falar/acrescentar, pois o que ele escreveu retrata exatamente o que estou sentindo.
    Fico triste que tenhamos chegado a este ponto, mas infelizmente não havia outra solução.

    Agradeço aos usuários que partilharam seus problemas e experiências conosco, pois aprendi muito com vocês.
    Apesar disso, não pretendo de maneira alguma largar o phpBB, porém não pretendo participar do atual suporte brasileiro, bem, irei procurar algum canto em que me sinta bem para continuar a prestar suporte.

    Para os que desejem falar comigo, segue meu MSN pessoal (só peço que evitem pedir suporte):
    kairion@live.com

    Abraços 😉

  2. 2 GHS fevereiro 20, 2011 às 10:29 pm

    Lembro bem dessa época de ouro, e foi realmente muito bom fazer parte dessa equipe em 2007/2008, eu me divertia respondendo dúvidas do pessoal e interagindo com os amigos que fiz lá.

    IMHO, o phpBB realmente perdeu bastante espaço no Brasil há um tempo por causa de ascenção de novas tecnologias em sites, e os suportes andavam muito parados.

    Desejo sucesso para todos que agora estão tomando novos rumos. 🙂

  3. 3 Anderson Porto fevereiro 21, 2011 às 10:38 am

    Po, agora que estava ficando bom… E agora, instalo outro gerencioador de Fóruns? O conteúdo do suporte vai ficar disponível?

  4. 4 angourakis fevereiro 21, 2011 às 11:16 am

    Por enquanto sem maiores previsões Anderson. Fico triste com isso mas fizemos o máximo que pudemos para salvar todo este trabalho de anos!

    Anderson, GHS e Kairion, vlw!
    Alias, Saudades de tu Gui Gui… =D imagino como tu deve ta grandão =P

    Abraços

  5. 5 Robra fevereiro 21, 2011 às 1:08 pm

    Pôxa… Logo agora que estava respondendo a galera para fazer jus ao slogan “phpBBrasil. Líder em suporte”.
    Não tem como recrutar pessoas para ajudarem no suporte, semelhante o que fez o suporte phpBB ?
    É uma pena… mas vamos em frente.

    Abraço a todos.

  6. 6 angourakis fevereiro 21, 2011 às 1:42 pm

    O problema meu rapaz não é equipe mas sim a falta de uma casa própria, digamos assim.
    Eu infelizmente, não posso comentar muito (mais esclarecimentos por email se quiser)!

    Tudo estava muito bem, estavamos acompanhando e felizes que os usuários estavam ajudando bastante =D mas … =/

  7. 7 KRISTJACKSON fevereiro 21, 2011 às 3:32 pm

    Bem sempre utilizei o suporte de vcs e adorava, surgia alguma duvida la estava eu, sempre recebendo dicas otimas e aprendendo muito, é uma pena que tenha acabado, mais obrigada pela ajuda que deram a todos pelos anos que estiveram na ativa…

    obrigada mesmo…Deus abençoe a todos.

  8. 8 André fevereiro 21, 2011 às 6:26 pm

    Poxa vida, fiquei muito triste com essa noticia.. nem vou escrever muito. 😦

  9. 9 gssilva fevereiro 21, 2011 às 11:34 pm

    Realmente não é facíl quando algo que durou anos. Eu fico triste por que sou novo no suporte (ou era =/ ), agora estava começando a melhorar, novos usuários ajudando muito, tudo estava indo muito bem.
    O que podemos fazer nesse momento é rezar para que tudo se resolva e que vocês usuários do PHPBB possam ter novamente o suporte do PHPBBrasil.

    Abraços a todos.

  10. 10 Jaqueline fevereiro 22, 2011 às 4:29 pm

    Bom, fiquei muito tempo sem visita-los e é muito triste ver um belo trabalho ser finalizado. Mas com certeza foi concretizado com a máxima competência. É doloroso para todos nós que já precisamos de todos vocês e imagino para vocês. Sou muito grata, principalmente ao Kairion que foi o meu maior motivador por meu site e forum estar no ar hoje. Obrigada Kairion pela paciência e peço desculpas pelas “turbulências”. Espero reencontra-los em breve. PARABÉNS amigos e o meu muito obrigado. Abraços com carinho,
    JaQ

    • 11 Kairion fevereiro 23, 2011 às 12:19 pm

      Imagina Jaqueline, entendo perfeitamente você, e, inclusive, também me desculpo pelas “turbulências”.
      Tenho certeza que nos reencontraremos em breve, seja em algum suporte de phpBB ou em algum outro lugar.
      Obrigado pela mensagem, tenha certeza que significa muito para nós.

      Abraços 😉

  11. 12 Rodrigo fevereiro 22, 2011 às 11:50 pm

    Oi, Não dá mais p/ ter acesso pelo menos aos topicos ja criados?

    Não podem deixar disponivel?

    Vlw. Espero q o suporte volte, estava até disposto a ajudar tb. Mesmo sabendo pouco….rs

    Att,
    Rodrj

  12. 15 Estevão fevereiro 23, 2011 às 9:49 am

    Poxa, isso não pode não!

    Angourakis, o problema seria a hospedagem? Posso providenciar isso.

    Não gostaria de ver onde eu me diverti e fiz bastante amigos, morrer assim.

    😦

  13. 16 angourakis fevereiro 23, 2011 às 10:21 am

    Angourakis? Esqueceu meu nome rapaz? =P

    O problema não é hospedagem… até porque mesmo sendo oferecida outra, não poderíamos usar o nome phpBB Brasil (não é nosso entende?)
    Vou te encaminhar um e-mail com maiores esclarecimentos

    Abraços e obrigado à todos pelo apoio!

  14. 18 Danilo fevereiro 23, 2011 às 3:25 pm

    Eu acessava direto esse site? Não entendi o real motivo pelo qual o site saiu do ar…tem como vc enviar por e-mail esclarecendo.

    Abs

  15. 19 Orlando fevereiro 28, 2011 às 11:34 pm

    Que pena!! Se não fosse vocês. com certeza meu forum não existiria.

    Vou lembrar da paciência q

  16. 20 Zezinho março 2, 2011 às 2:02 am

    VIDA DE MERDA!!! Vou fazer o que sem o suporte??? Se vc’s não querem se sentir culpados por nenhuma tragédia é melhor reabrir o fórum rapidamente pois não respondo mais pelos meus atos!!! AHAHAHAhahaha brincadeirinha…voltem logo por favor sem vc’s nada masi faz sentido….=/

  17. 21 SlAioD março 6, 2011 às 3:22 pm

    Hey, vc se lembra do SlAiD?
    Eu lembro de você. 🙂

    Melhores dias virão… é ir com calma.

    Abraço!

    SlAiD aka Rui Cruz

  18. 22 Dino Vettri março 7, 2011 às 4:55 pm

    Muda o suporte de nome cpomo tambem de função.

  19. 23 Aamirati março 9, 2011 às 9:47 am

    Prezados,

    Não quero acreditar, mas me parece que é verdade mesmo… vcs jogaram a toalha no meio do combate bem combatido… vcs tem lá suas razões… e nós ??? ficamos sem pai, sem mãe e sem vcs !!! Não posso aceitar… se o phpBBrasil não é de vcs, fundem outro suporte… se é falta de dindim para pagar pela hospedagem, vamos fazer uma vaquinha, cabritinha, caixa 2, o diabo que seja, mas temos que ajudá-los para ser ajudado…

    Vcs, que administram/administravam o site, tem apenas que deixar as coisas organizadas e não ficar respondendo mensagens… assim o tempo de vcs não seria sacrificado… eventualmente, dariam um pitaco… fórum é um site colaborativo… o valor do fórum é a soma da experiência e a dedicação de todos os usuários…

    Quero propor a vcs para ‘imediatamente’ colocar e manter o fórum no ar apenas para consulta das mensagens existentes e downloads que já estão/estavam diponíveis… e bloquear novas inserções de mensagens de perguntas ou respostas… apenas o que existe ficaria disponível a quem quiser consultar, que o faça… e se vcs não quiserem/puderem atender essa proposta, que disponibilizem o acervo de tudo para quem quiser (e tiver tempo e competência) para dar continuidade a esse suporte…

    É verdade que tem muito tempo que eu aqui não compareço, até porque estou sem fórum, mas chegar e ver a casa destruída, feito um terremoto, é triste… vamos subir a bola novamente e dar uma bela cortada (dar a volta por cima)… e não me venhas mais com chorumelas !!! rsrsrs

    • 24 gssilva março 9, 2011 às 10:53 am

      As coisas são mais complicadas do que parecem ser.
      Todos nós estavam esperando que o suporte não fechasse mas infelizmente aconteceu, agora não está mais dependendo de nós, mas depende do dono do PHPBBrasil, assim dizendo.

      Eu ainda tenho esperança de que o suporte reabrirá um dia, mas até lá o que podemos fazer é buscar suporte em outros fóruns.

  20. 25 angourakis março 9, 2011 às 11:05 am

    aamirati, não são churumelas, não é simples assim.
    Entenda que não somos donos do domínio, não fundamos o site (o fundador deixou isso bem claro) e apesar de termos contribuído durante anos a fio, fomos chutados do suporte.

    Não foi hospedagem diretamente (já que não pagavamos, mas fomos ficando limitados em recursos), não foi falta de vontade ou equipe.

    Iremos ainda pensar em algo, bolar algo direitinho mais pra frente mas o phpBB Brasil não é nosso

    Abraços

  21. 26 Aamirati março 9, 2011 às 11:41 am

    Prezado GSSILVA,

    A quantidade de usuários de phpBB em língua portuguesa é pequena o suficiente para apenas 1 fórum… 2 ou mais fóruns só faz dividir a pobreza… alguém nasceu primeiro e que seja então o representante no Brasil… bem, a gente que está de fora, arruma soluções rapida e facilmente…

    Prezado Angourakis,

    Eu acho que entendo o seu lado… vc estava trabalhando em prol de um site do qual não é seu e, pelo que entendi, a relação se desgastou ao ponto de vcs sairem… em consequência, as portas foram trancadas, porque não teria mais ninguém para reabrí-las…

    Fundem um novo suporte e enterrem esse para sempre e vamos apoiar o outro suporte… acabei de me cadastrar por lá… ou então, deixem aberto apenas para consulta, conforme eu sugeri… enfim, tou com vcs e no que eu puder ajudar, o farei… desde que legal e transparente a gente ‘roda a baina” juntos…

  22. 27 Aamirati março 9, 2011 às 11:43 am

    correção de texto: … ou vamos apoiar…

    • 28 gssilva março 9, 2011 às 1:50 pm

      Abrir um novo suporte seria uma boa idéia, mas não poderiamos pegar o conteúdo do PHPBBrasil por não possuímos os direitos autorais sobre todo o conteúdo lá contido.
      Seria uma pena já que há muita coisa lá, teriamos que fazer uma nova tradução do PHPBB (eu ajudaria com prazer.
      Quanto a hospedagem e domínio até conseguiriamos pagar se cada um contribuisse um pouco, se abrisse um espaço para doações, mas o nome do domínio já não seria phpbbrasil.com.br teriamos que escolher um outro nome.

      Eu não posso tomar uma decisão, então vamos esperar e ver o que acontece.

      Abraços.

      • 29 Aamirati março 9, 2011 às 6:26 pm

        Prezado GSSILVA,

        Nós estamos encontrando possíveis soluções e nem sabemos o que se passa na cachola do Angourakis/Kairion… de qualquer forma, muita coisa do que está no site phpbbrasil está disponível pelo próprio fórum, mas naquilo que alguém escreveu (posts), o direito autoral deve ser compartilhado entre o autor e o site… se alguém ensinou como fazer algo e autorizar, o texto pode ser replicado em outros locais… o material pertence ao fórum mas não lhe é exclusivo… penso que é isso… o mesmo vale para as traduções, etc…

        Se quem é o “dono” não tem mais interesse no fórum, então, penso, deveria abrir mão e não atrapalhar… os users agradeceriam e o site voltava ao ar…

        Enfim, entre o céu e a terra tem muita coisa além de aviões voando…

        Eu não sei o que a comunidade pensa do outro fórum de suporte… eu não sei o por quê temos dois suportes se um apenas seria mais do que suficiente… tem um dito lá no Sun Tzu que diz para dividirmos o inimigo se quisermos derrotá-lo… se os exércitos fossem do mesmo tamanho/poder, estando o inimigo dividido, atacamos com todas as nossas armas um lado e depois de vencê-lo, atacamos o outro… venceríamos os dois, facilmente… se der para dividir em 3, melhor ainda…

        Bem, eu continuo as ordens… minha passagem será rápida, estou sem fórum próprio e não pretendendo reativá-lo por falta de tempo e estou também como ajudante ADM em outro fórum sobre aquários/peixes ornamentais…

        Naquilo que eu puder ajudar, contem comigo… 1, 2, 3, 4, … rsrsrs

  23. 30 angourakis março 9, 2011 às 6:32 pm

    aamirati, estamos aqui para esclarecer todas as dúvidas. Inclusive mande um email para respirasp@hotmail.com que te encaminho uma resposta sobre o que aconteceu de fato.

    O problema é que o dono não responde à nenhum E-mail. Hoje conversarei com o Kairion e o Gui e veremos uma solução

    Abraços

    • 31 Aamirati março 9, 2011 às 9:42 pm

      Ok, Rafa… vamos rezar por ele, então… para que se compadeça de nós e responda a p(*&&¨$RE#% do seu e-mail…

      Meu e-mail encaminhado…

      Abraços

  24. 32 angourakis março 9, 2011 às 9:46 pm

    Abri o suporte para Somente Leitura!

  25. 33 Daniel Wanderley março 21, 2011 às 5:20 am

    Rafa,

    Fiquei extremamente triste com a noticia, já fui usuário fiz parte da equipe por um bom tempo, briguei muito defendendo o phpBBrail.
    Mas, não cabe aos usuário a decisão ne? Bola pra frente, acredito que não é o fim so suporte/tradução de ouro. =)

    Abraços a todos,
    Daniel Wanderley – Ferrinho

  26. 34 Rodrigo março 24, 2011 às 2:40 am

    Paciência!

    Tem muito melo drama na história, porém não é bem como está contada!

    Em 2005 o suporte estava abandonado, eu desenvolvia templates, ou seja, traduzia botão que nem doido e vc na tradução que também traduzia que nem doido, donruan mantinha o servidor!

    Assumimos a gerência por auto proclamação, fomos no banco de dados e mudamos nosso status para 1, com acesso ao banco de dados! Viramos administradores, deu duas semanas o LFCSSP apareceu, junto dele fizemos a limpa de uma galera que só tinha rank e nem acessava.

    Fui lá e quebrei a vala no phpbb.com.br, deu aquele bafafá, tudo resolvido, dores tomadas, suporte a mil, líder em suporte, com template azul nova e isso e aquilo! Resolvem fazer acordo para tradução e isso e aquilo, fui chutado da equipe da noite para o dia, porém era uma força que me veio para o bem, mas enfim, ninguém tem saco para ficar respondendo pergunta, poucas pessoas ajudam, ninguém quer saber de desenvolver, é sempre aquela história.

    Então, parabéns ao Kairion que sabe prestar suporte de qualidade e tem futuro no meio de desenvolvimento, acredito que será um Pleno com 23 ou 24 anos, quem sabe Sênior com 28.

    Tinha me prometido pela milésima vez que não responderia e nem acessaria suporte no brasil mais, nem de nada e qualquer coisa, mas não me contive em ver tanto choro e abutres voando pela situação!

    Fechou pq tinha de ser fechado e pq ninguém mais conseguia levar, melhor fechar do que deixar abandonado, foi a decisão certa, parte-se para outro, vão casar, ter filhos, namorar, ler um livro, correr, façam suas vidas!

    Deixei um comentário no sphpbb.com.br também, não sei se devia, porém acredito que será apagado pq chamo o Slaid de panaca uhahuauha!

    • 35 gssilva março 26, 2011 às 11:37 pm

      A sua mensagem não foi apagada.
      Em partes você tem razão em “estar bravo” mas isso não lhe da o direito de sair por ai chingando todo mundo.

      Se você foi “chutado” da staff do PHPBBrasil é por que você fez algo de errado. (você sabe o que você fez)
      Cabe a você aceitar.

      • 36 Rodrigo março 28, 2011 às 11:10 am

        Amigo, em momento algum desmereci alguém nesta mensagem, não entendi o seu comentário. Fiz o que fiz e faria novamente e se precisar será feito, quem entendeu os motivos e sabe o pq já não está mais no meio do phpbb.

        Se o phpbb brasil fechou, não foi por ter feito, foi por incompetência na administração e/ou falta de usuário interessados, mas beleza, tudo tem o seu tempo e bola para frente, ninguém aqui é otário ou capacho suficiente para ficar mantendo e custeando coisas sem futuro!

        Prefiro muito mais dar um presente a minha irmã/tia/mãe/vó/papagaio do que manter um servidor para uma galera que nem conheço, tens de entender a diferença, porém vc é muito novo ainda para perceber isso, pq o “mundo real” não chegou até vc ainda, contas, juros, casa, família….

  27. 37 ronaldo março 24, 2011 às 10:32 am

    uma pena mesmo.. lamentavel..

  28. 38 Professor Mauricio março 25, 2011 às 2:59 pm

    Estou engatinhando no tema de phpbb e começando em um fórum do zero depois de usar serviços “grátis” que custam caro…

    Li acima que você julgam não poderem copiar informações do endereço anterior, porém, cabe ler as condições de uso do fórum em questão porque, porque, por não haver remuneração, cada postador é dono de sua mensagem e pode, além de copiá-la para outro espaço, exigir judicialmente que suas mensagens sejam apagadas.

    Outra coisa importante:
    qualquer conteúdo disponibilizado na internet e que não constitua direito autoral típico pode ser reinterpretado e reescrito livremente! Ou seja, todos podem acessar o fórum anterior, achar uma resposta e postar em outro espaço usando suas palavras (ainda que semelhantes).

    E se a tradução foi publicada em GPL ou outra licença do tipo, nada demais distribuir à vontade…

    Quando não é possível resolver amigavelmente, resta-nos a decisão judicial (fóruns de pequenas causas = simplesmente rápido e baratos)

    abc

  29. 39 Norival abril 6, 2011 às 10:44 pm

    Brigamos, discutimos, nos xingamos…

    Talvez ainda guarde algum rancor sobre mim, sei que fui um é no saco.

    Mas não gostei nada de descobrir esta notícia, creio que a possibilidade de discussão e troca de informações cai muito com isto. Não é só uma perda para a sociedade phpBB, ou para administradores de fórum. É uma perda geral

    A vida segue, vemos isto sendo escrito em diversos sites de antigos desenvolvedores phpBB. Mas é triste saber que uma era “de ouro” se passa…

    Rolou um desânimo enorme agora…

    Abs

    • 40 angourakis abril 6, 2011 às 11:00 pm

      Rapaz, juro para ti que nunca guardei (nem guardo) rancor algum no meu coração, fique tranquilo! (eu estou tanto que nem lembro xD)
      Tem coisa que vão e vêm…. o BBrasil foi-se, os amigos que eu fiz lá não =D

      Abraços

  30. 41 Amirati abril 11, 2011 às 7:27 pm

    Prezados,

    Nós, que estamos do lado de cá, um pouco por fora do que realmente aconteceu do outro lado da vida ao longoi dos séculos, podemos apenas constatar que existiu/existe muitas coisas que deveriam ter sido resolvidas num passado distante, num olho-no-olho, e não foram… então, restaram mágoas, palavras mal ditas (cacófago proposital), arrumadinhos, disse-me-disse, e por ai vai…

    Em qualquer coletividade sempre teremos os mais afóitos, os moitas, os bate-e-esconde a mão, os que suportam calado, os que não suportam, etc, etc, etc… e cabe a alguém conduzir o grupo… ser o lider da galera… no caso, administrar um fórum de suporte não trás riqueza material e a espiritual sempre poderá ser irmanamente dividida… não haviam motivos para se sentirem donos do fórum ou desprestigiados por não ser o dono do fórum… em qualquer grupo sempre tem alguém que consegue conciliar… infelizmente, o tempo se passou e nada voces fizeram para resolver cada caso conforme acontecia… se acumularam problemas insolúveis, justamente porque nada foi feito no tempo certo… as flexas foram disparadas, as pedras atiradas e as palavras duras proferidas… não tem volta… não tem como parar a flexa, a pedra e silenciar as palavras…

    Com tristeza, eu darei o MEU particular veredito: esse fórum de suporte acabou… seu conteúdo pertence a quem escreveu e que está disponível somente para consulta… e quem quiser que monte outro suporte, começando do zero…

    Quem são os finalizadores, os “suporteiros” atuais: Angourakis, Karion e GSilva… pois então já existe um novo time para começar um novo fórum… mãos a obra e boa sorte… quando vcs cansarem, passem a bola para outros que quiserem assumir a cadeira de vocês… só isso… e, please, não deixem as mágoas se acumularem de novo !!!

  31. 42 angourakis abril 11, 2011 às 7:36 pm

    Caro aamirati,

    Na verdade, nem o Kairion nem o Gsilva fizeram parte de “todas estas mágoas”.
    Eu (angourakis) que sou o mais antigo, fiquei sabendo de algumas coisas mas nunca deixei isso afetar o meu trabalho no suporte nem a qualidade do mesmo.

    Uma coisa é certa, o phpBB Brasil acabou, ponto! Cada membro, principalmente nós três, os últimos guerreiros, procuramos fazer o possível e o impossível para salvar as coisas. Infelizmente, as coisas não são como queremos né!

    Eu acredito que lhe enviei um email explicando mais detalhadamente… e não o postei pois quero evitar justamente essas mágoas de continuarem a participar do presente…..

    Se for pertinente e houver tempo, abriremos um novo suporte, e totalmente do zero, sem lengas lengas, sem birras, claro como cristal =P

    Abraços

    • 43 Aamirati abril 12, 2011 às 9:54 am

      Prezadio Angourakis,

      Começando do início: quando eu me registrei no suporte, o time daquela ocasião eram vcs e uns poucos mais… eu fui bem recebido, tive as minhas dúvidas esclarecidas/resolvidas, e somente tenho que agradecer a paciência e a tolerância que todos voces tiveram comigo… creio que tudo isso é voz corrente entre todos os que bateram as portas do suporte… portanto, eu não estou reclamando e nem “dando bronca”… estou apenas sentido em constatar que o fórum de suporte se esvaiu…

      Desde aquela época penso saber de uns poucos fatos desagradáveis ocorrido entre vcs, mas não me meti, não perguntei, não comentei, porque eu era um alien recém chegado ao planeta phpBB… tentei ajudar no suporte, respondendo as questões mais fáceis e elementares que eu achava saber, ao mesmo tempo fui aprendendo e convivendo com vcs todos… até quando eu perdi o interesse pelo meu fórum e me afastei de voces… foi até rapido demais… uma passagem meteórica !!!

      Como usuário de fóruns dos outros, desde longa data, sempre percebi que existem pessoas que querem “aparecer” nos fóruns da vida, querendo ser Moderadores ou Administradores… como se isso fosse o Nirvana, como se o cabra fosse promovido a Deus… pobres coitados, pois os Mods e Adms apenas trabalham em prol da coletividade e NÃO TEM QUALQUER RECONHECIMENTO… nada ganham, a não ser pedradas… o poder de fazer o fórum funcionar assim ou assado é efémero, pequeno, e passa feito foguete, rapidinho…

      Nesses quase 63 anos de vida aprendi a observar o comportamento das pessoas e ler nas entre-linhas o que elas escrevem… e é por isso que eu disse que, entre vcs, existe muita mágoa… que dificilmente será zerada… não tem mesmo qualquer chance de voltar ao passado…

      Por tudo isso é que eu acho, de achismo mesmo, de não tenho certeza, mas que poderá dar certo, é vcs, que restaram do old suporte, criarem um new suporte… com nome e endereço totalmente diferente do atual… dentro dele, ter um link para consultar as mensagens antigas, até pelo menos surgir o phpBB versão 5.0, quando então a versão 3.0 seria enterrada para todo o sempre… onde, entre vcs, não seriam divididos entre ADM e MOD mas apenas ADM, para não surgir ciúmes… que entre vcs fosse estabelecida uma regra simples de, quando alguém se afastasse do suporte, sairia do grupo de ADM e ficaria apenas no grupo de Users comuns, podendo voltar ou não se todos os ADM concordarem, etc, etc, etc… enfim, fiel cumprimento de regras simples…

      Apenas como comentário final, para quem estiver lendo esse jornal que escrevo, atesto que o segundo parágrafo do Angourakis me parece verdadeiro, pois eu conhecia parte dessa estória e não vi qualquer desânimo nele quando navegando por mares turbulentos… bem como do kairion… O GSSSILVA é mais novo (acho)…

      Que venha um novo suporte, sem desmerecer o outro que existe no Brasil… será que tem espaço para dois suportes independentes ??? acho que sim… a concorrência sadia é salutar !!!

      Abraços, Amirati .’.

      • 44 gssilva maio 1, 2011 às 11:43 pm

        Realmente houve muitas coisas que deixaram marcas (não digo tanto para mim por que a tristeza maior que sinto é de saber que o suporte se fechou e algumas coisas internas que o Angourakis pode esclarecer melhor) que não serão apagadas facilmente.

        Eu estava no fórum a pouco mais de 6 meses e acho que a pouco mais de 2 meses na staff do fórum, o PHPBB Brasil foi uma casa para mim de onde eu já mais me esquecerei o que eu passei lá, tanto bom quanto ruim.

        Se um novo suporte reabrir e eu for chamado eu irei com certeza e farei o que eu sempre fiz, eu darei o meu melhor no suporte para ajudar os membros que lá buscar ajuda.

        Felizmente (mas ao mesmo tempo infelizmente) eu entrei para a staff do Suporte PHPBB, mas até hoje eu não consegui me adaptar muito bem ao fórum, ainda sinto saudades de minha casa. 😦

        Para concluir, eu devo dizer que tenho orgulho de ter feito parte tanto como membro comum quanto da staff do PHPBB Brasil e eu vou continuar ajudando seja o suporte que for pelo tempo que eu puder.

        É realmente bom ver que muitas pessoas se importam com o PHPBB Brasil, muitos não ligam, apenas querem ser ajudados, mas esse não é a real finalidade de um suporte que é de ajudar e ser ajudado.

        Mas é isso, esperemos para saber se um novo suporte virá, ou se a história será enterrada.

        Atenciosamente,
        Guilherme Silva

  32. 47 Kleyson maio 30, 2011 às 7:28 pm

    Saudadesssss

    Sei que quase ninguém se lembra de mim tanto que nem me colocaram como um membro da equipe no tópico mesmo ter passado tanto tempo na equipe, mais tudo bem ;
    Passei por alguns cargos ate parar em moderador(verdinho) ainda tive esse privilegio de entrar nessa equipe,

    Mais gostaria de dizer que vou sentir saudades dessa turma da época de ouro , que realmente foi de ouro pois agente brigava para quem iria ajudar no tópico primeiro Hehe ; em fim o tempo passa , todos ganham muitos afazeres e quase fica dificilmente entrar no fórum e então a equipe começa a se desfazer .

    Sei que praticamente nao nos falamos mais, mais mesmo assim quando entrar no forum e saber que essa turma nao terei como ver , se torna muito triste.
    Guardarei todos no coração ainda e como sempre dizia e ainda digo , precisando de ajuda meu msn está OnLine pra vocês hehe

    Saudade da velha turma:

    Gearthip , Clebson , kairi , Skull Guardian , Lucasdharo , Zin , Krisiun , angourakis , Micael , Drews , GHS ,Hyoga de Cisne , Tokageh , Daniel lucas , souzadc , Webx , Michelle (grande garota !) e Diegøw (que eu disse que um dia chegaria em voce mais meu tempo foi para o espaço hehe.) Desculpe se esqueci alguem mais todos foram muito marcantes para o meu conhecimento e para o conhecimento de muitos no mundo do phpBB e de outros sistemas pois muitas vezes nao ensinávamos so o phpBB mais sim linguagem

    Gostaria de mandar um forte abraço a todos e que um dia nem que seja por um momento poderemos estar junto no nosso querido phpBB.

    Kleyson

  33. 48 Adriano - Hyoga de Cisne julho 5, 2011 às 11:44 pm

    Olá pessoal, sou eu, Adriano, conhecido no fórum como Hyoga de Cisne, ex moderador e tradutor.

    Uma pena o suporte ter chegado ao seu fim, mas é algo que acontece.

    Cheguei nos suportes da mesma forma que o Rafa, procurando ajuda, perguntando, me inteirando sobre o mundo phpbb, e de forma quase involuntária, acabava ajudando um ou outro com aquilo que eu aprendia pelos suportes.

    Foi num momento bem dificil que acabei entrando na phpBB Brasil, estavam precisando de gente com tempo pra ajudar e prestar suporte, e acabei aceitando.

    O Rafa, o Rodrigo ZIN, eu, e mais um ou outro na época (era um momento de transição de equipe), com um entusiasmo que nunca foi visto em nenhum suporte da época, começamos a prestar suporte. Nossas metas eram, uma pergunta/dúvida postada, era pergunta/dúvida respondida. Ganhamos muita notoriedade por causa disso. Tempo muito bom esse.

    Outro momento fantástico foi na época da tradução do Olympus, se não me engano fui eu que criei o tópico na staff implantando o projeto, antes do inicio das fases alpha/betas do phpBB 3. Fizemos um verdadeiro “mutirão” pra poder deixar a tradução pronta quase que após o lançamento do phpBB 3, e conseguimos.

    O melhor de tudo foi ter feito grandes amigos aqui. Perdoe-me por ter meio que abandonado vocês, há momentos em que a responsabilidade fora da vida virtual começa a te cobrar, e prestar suporte exige muito de todos.

    Agradeço ao LFCSSP (que me “contratou”, rsrsrs), aos grandes amigos Rafa (angourakis) e o Rodrigo (ZIN), pela confiança empregada em mim, por duas vezes quase fui admin, cheguei a ser moderador e também tradutor, sendo que nunca gostei de inglês, kkkkkkkkk, mas o meu esforço e a vontade de ajudar superava a falta de conhecimento do inglês.

    Rafa e Rodrigo, vocês são fodas, peitaram muita gente pra manter esse suporte em pé, admiro vocês dois.

    Valew Kleyson, pela lembrança.

    Tenho muito orgulho de ter feito parte do melhor suporte de phpbb do Brasil, o phpBB Brasil.

    Um abraço a todos os nossos colegas e amigos de longa jornada, boa sorte e sucesso a todos.

    Atenciosamente,

    Adriano – Hyoga de Cisne

  34. 50 Yuri Menzl Celaschi janeiro 1, 2012 às 4:53 pm

    Fiquei chocado ao ver que o melhor suporte do brasil em phpBB deixou de existir. Passei excelente momentos com a galera do fórum tanto ajudando quando falando trivialidades no chat geral.

    Eu posso dizer que participei por um bom tempo do suporte e, por motivos que nem eu entendo direito meu desejo de programar tinha acabado e eu deixei o suporte sem explicação.

    O que eu fiz foi muito errado e até hoje ainda guardo ressentimento por ter “traído” a confiança que me foi concedida, peço desculpas a todos os usuários e membros da staff na época as quais deixei na mão. Espero que vocês um dia me perdoem e possamos continuar nossa amizade.

    Ainda tenho certo conhecimento em PHP geral e estou aberto a dúvidas de qualquer pessoa que perguntar. Meu email pessoal é yurimenzl( at )gmail.com.

    Espero encontrar vocês pelos sites da vida =D

    Abraços a todos

    Yuri Menzl Celaschi

    P.S.: O shit.org não é e nem será 1/1000 do que o phpBBrasil foi.


Deixe um comentário




Ene73 no Celular

Acesse a versão light a partir do seu celular:
http://ene73blog.mofuse.mobi/?sm=1

Blog melhor visualizado no Firefox
fevereiro 2011
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  

Páginas