N73: v4.0850.43.1.1

Olá a todos,
Depois de um longo período de “férias” rs, estou eu cá para falar sobre algumas novidades do N73.

Todo mundo sabe que este saiu de linha… não vende mais, a Nokia não produz softwares para ele nem muito menos lança novas atualizações de firmware….

Apesar de ser um aparelho bom (hardware modesto mas câmera e aplicativos excepcionais), ele já tem alguns anos de vida… fim da linha para quem tem um (eu por exemplo, rs)

Tomado de loucura, decidi que iria atualizar meu N73 para a última versão que se conhece dele, e assim o fiz! Não é a versão 4.0839.42.2.1 mas sim esta do título, 4.0850.43.1.1

Agora, por que tal versão não é listada nos lugares principais da Internet? Por que ninguém fala dela sendo que é mais recente?
Bem… Trata-se de um firmware “Internet Edition” onde não acrescenta muita coisa perante a irmã mais nova, a nível de programas já nativos. Além disso, é uma firmware chinesa, isso mesmo, só lançada para a China com o PC 0545072 de 11/12/2008

Como eu esperava, na China a tecnologia de terceira geração não é o 3G que conhecemos por isto não espere que tal versão inclua a opção3G no menu, pois ela não trás… Não só pela diferença de Tecnologia mas pelas restrições políticas do país também.

Vamos começar destrinchando então os contras desta versão:

– Só trás duas línguas, Inglês e Chinês. Quem sabe bem inglês não terá dificuldades.. o maior problema reside no uso do T9 que também só vêm nestas duas línguas. Se você não usa T9 para escrever mensagens e domina inglês, não terá problemas

– A fonte mudou. Não em todo o aparelho, na maioria dos recursos e menus a fonte é a mesma. Mas não sei porque cargas d’água que resolveram fazer tal alteração. Aumentaram o tamanho da letra (aparentemente) e ai ela “ganhou” um visual mais tremido… nada que atrapalhe a navegação ou utilização, mas era melhor do jeito antigo, definitivamente.

NÃO vem com 3G. Quem está querendo habilitar as opções no seu RM-132 e não pode mais atualizar para alguma firm do RM-133 pois utiliza a última versão do 132, terá que se contentar ou matar seu aparelho e enviar ao Nokia Care para que eles reinstalem a do seu PC. Esta última opção é a menos recomendada pois além do aparelho demorar 30 dias, você perde a garantia se eles repararem na alteração de Product Code (o que raramente acontece). Eu não contaria com a sorte e aceitaria o fato de que RM-132 não têm 3G MESMO (mesmo colocando outra firmware, este não pegará pois não tem o hardware necessário.. assunto já discutido aqui)

Prós:

– A navegação entre os menus, a abertura e fechamento dos aplicativos e a alternância entre eles melhorou. A velocidade melhorou de uma força geral, mas ficou mais “leve” navegar pelo aparelho.
O tempo de boot também sofreu uma pequena melhora, mas nada excepcional (talvez 1 ou 2 segundos?)

– A bateria está mais econômica. Antes um pouco de navegação em EDGE e o Music Player ou rádio abertos por um tempo gastava a bateria em menos de 1 dia ou até um pouquinho mais dependendo do uso.
Bom, eu fiquei no Sábado o dia todo navegando na Internet e ouvi o Music Player exporadicamente (umas 5 vezes de 30 minutos cada) no Sábado e no Domingo (meu irmão também ficou ouvindo). Também falei um pouco ao telefone no Sábado… e a bateria aguentou firme até o final do Domingo. O tempo continuou igual, 1 dia, mas naveguei, ouvi e falei mais!

– Som! Sim sim, o som está melhor. Nos alto-falantes continua basicamente a mesma coisa, mas ainda sim quase não distorce e consegue manter uma qualidade melhor, mesmo em músicas com menos Bitrate.
No fone ta um espetáculo! Consigo ouvir com mais profundidade até mesmo aquelas batidas das músicas que ficaram mais acentuadas. Eu mergulhei na música depois desta atualização….

– A câmera foi melhorada ainda mais nesta versão. Não espere resultados que nem os do N95 e seus irmãos.. mas sim, a câmera, em minha opinião, consegue agora aproximar as cores um pouco mais da realidade, trazendo até mais vida para as fotos além da diminuição no embaçamento/ruído de fotos noturnas

Exemplo? Segue aqui embaixo… lembrando que ambas foram tiradas em um dia nublado e que a foto da cama, foi tirada em um quarto escuro.

A gravação de vídeo continua igual em minha opinião. Se houve alguma melhora eu não percebi…

– Parece que houve uma melhora também na utilização da memória RAM e da memória interna. Todos sabem que o N73 possui 42mb internos mas sobram apenas 30 e poucos por causa da firmware
Bem, antigamente no meu sobrava uma média de 29 a 32mb. Hoje está em 33mb.. um pequeno aumento mas que faz a diferença para quem instala coisas na memória interna…

A RAM fica em média com 18mb livres, antes ficando com 16mb… para o vovô N73 isto é MUITO BOM.. e o gerenciamento desta está melhor (quando você fecha um aplicativo, além de ser mais rápido, ele consegue liberar melhor a memória que aquele apps usou)

– As transferências entre Bluetooth (aparelho x computador) parecem-me mais rápidas. Talvez seja só impressão mas antes demorava para enviar um vídeo por exemplo, quando não dava erro. Além de mais estabilidade, a velocidade foi melhorada (minimamente mas foi)

Indiferente:

– Trás no aparelho um aplicativo de dicionários que é inútil se você não instalar a base de dados dele. Eu ainda nem procurei sobre tal e por isso não posso dar uma opinião. Assim que eu parar e procurar tal base de dados, dou minha opinião sobre o aplicativo, que alias, não pode ser removido

O resto continua igual, com todos os recursos funcionando da mesma forma.. rádio, bluetooth e até mesmo o HACK para quem está temeroso… sim, ele continua funcionando (uso o Hello Carbide).

– Não se esqueça de formatar o aparelho logo após atualizá-lo (*#7370#).
Ele trás algumas coisas em chinês (pontos de acesso, bookmarks, configurações MMS)… lembre-se de apagar tudo isto e configurar o que for de sua operadora. Alias, se você têm qualquer operadora brasileira (menos AEIOU e Vivo), por o chip dela fará com que o aparelho já se auto configure, já que trás nativamente as configurações. Se não ocorrer, basta ir na Settings Wizard para tal.

Quem deve atualizar?

Como eu disse lá em cima, só deve atualizar quem possui bom conhecimento de Inglês (ou chinês) e não usa o T9. Quem não for chato também com a fonte poderá migrar tranquilamente já que de resto, tudo continua mais que 100% (logo mais posto uma screenshot da tal fonte).

Tenha em mente que um Downgrade não é possível e como a Nokia não irá (provavelmente) lançar mais atualizações de firmware, você ficará preso nesta versão até a venda ou compra de outro aparelho (que por falar em venda, vai acabar desvalorizando um pouco o aparelho já que ser humano é bicho preguiçoso ou ignorante rs, e não vai querer um aparelho só em Inglês ou Chinês)

Reflita bem sobre tal upgrade e lembre-se, tudo expresso aqui são opiniões minhas, um simples usuário😉

0 Responses to “N73: v4.0850.43.1.1”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: