Uma pequena reflexão

Olá amigos, como estão?

Bom, hoje vou fugir um pouco das regras e debater sobre uma questão pertinente à todos, à mim, aos leitores… à todos de maneira geral!

Hoje em dia todo mundo ostenta uma paixão por algo, seja ela carros ou aviões (como um amigo meu rs), computadores e acredito que no caso da maioria dos leitores, celulares. Eu mesmo sou fanático por essas pequenas caixinhas que guardam câmera, lista telefônica, lista de compras, controle remoto… e por ai vai…

Mais e mais vezes, de forma cada vez mais acelerada, sai um novíssimo modelo com tudo aquilo que você deseja menos um X que “poxa, faltou aqui”. E ai sai outro modelo com basicamente as mesmas coisas mas que trás aquilo que você gostaria no outro modelo e mais uma vez, vem faltando outra Y coisa.

Isto é extremamente comum e eu posso dar como exemplo meu N73, onde já reclamo sobre a falta do wifi, do GPS e de uma memória RAM maior. Mas bem, eu o comprei na época por ser (repito, na época), o melhor custo/benefício além de atender ao que eu mais desejava, uma boa câmera e claro, um Smartphone sem mais limitações do CX75.

Querem um exemplo “altamente” recente?
Vejam o post no Blog do querido amigo Alessandro, do NPossibilidades: http://npossibilidades.wordpress.com/ e quase o mesmo post no Nokia Touch: http://nokia-touch.blogspot.com/

Há uma aparente decepção com o hardware do aparelho já que no começo houveram rumores de até 256MB RAM!
Será que o custo não aumentaria muito com um processador + memória maiores? E a autonomia do aparelho? Afinal a tela é bem maior…

E será mesmo que a Nokia colocaria um aparelho que fosse incapaz e travasse toda hora, no mercado? Afinal o Symbian 5th Edition deve ter diversas melhorias perantes seus antecessores e um processador de 434Mhz não é pouca coisa para um ARM.

Um outro amigo do ramo (e me perdoe a franqueza mas as pessoas necessitam refletir mais em suas aquisições), possui um Nokia E71 + Nokia N810 + Nokia 5800 + Ipod Touch + Play Portatil + Notebook.
Por que eu citei o notebook? Eu mesmo fiz a compra do N800 por causa do preço e acabei me arrependendo… Por que?

Oras, eu já tenho um notebook onde basicamente uso para fazer trabalhos, testar coisas novas não só sobre celulares mas pcs também, programar e navegar na internet me divertindo ainda no msn.
Comprei o N800 pois nunca tive um aparelho Touchscreen e gostaria de levá-lo para todo lugar já que ele é muito mais compacto que o notebook (que alias o meu está em uma categoria média com 2,7kg e tela de 14,1″) mas oras bolas, falta a saída VGA (que no notebook tem! mas no N800 não..)

Eu pergunto então, para que? No meu caso ou eu usaria o Notebook e deixaria o N800 meio jogado ou usaria o N800 e o Note ia ficar mais desligado, desperdiçando assim meu rico dinheiro (que alias é BEM suado), já que ainda pago o Note…
E usar o datashow da escola para apresentar algo usando apenas o N800 não dá.. não tem saida…

Cada caso, é claro, é um caso diferente.
Mas pergunte-se a sí mesmo. Será que eu comprei porque eu preciso ou é apenas um luxo?
Por mais que o preço esteja absurdamente baixo, talvez investir R$399,00 para alegrar sua mulher do que comprar um novo aparelho para ficar jogado, possa ser mais interessante e você se sinta mais satisfeito!

Termino aqui com esse vídeo da Guru ambiental Annie Leonard que explica de maneira inteligente e divertida sobre justamente o que falei acima.
É longo (21 minutos) mas vale a pena do início ao fim! e Lembre-se: Reflexão é a base de tudo ;D

PS: De maneira alguma estou criticando ou julgando os amigos que compraram ou que tem diversos aparelhos. Estou apenas compartilhando uma experiência própria e que talvez seja (e acredito que é) a mesma experiência de muitas pessoas, mesmo que posterior!

4 Responses to “Uma pequena reflexão”


  1. 1 Rodrigo Toledo abril 29, 2009 às 2:12 pm

    Boa tarde meu amigo, tudo bem? Sabe que eu concordo 100% com o que você disse?! Na verdade no caso do Note eu comprei em uma época que não tinha local fixo de trabalho, mas hoje só uso em férias ou longas permanências longe de casa, já os outros aparelhos foram comprados para testes e resenhas mesmo, já que hoje eu trabalho com tecnologia e preciso conhecer os aparelhos para poder falar com mais propriedade. Depois da chegada do 5800 eu pensei em vender o iPod Touch, mas como ficariam os testes de aplicativos de iPhone?

    Já o meu N95 e o iPod Vídeo foram vendidos para que eu pudesse comprar uma câmera melhor, e assim as coisas vão andando. De tempo em tempo eu procuro vender alguns aparelhos para comprar outros mais novos para dar um novo gás para o site e ter novos assuntos e experiências para contar.

    O meu uso de equipamentos é muito peculiar, e depende muitas vezes de ter as novidades nas mãos, mas para o usuário comum eu acho que é bem razoável ficar com um aparelho até pouco mais de 2 anos, pois hoje as mudanças são mínimas.

    Um grande abraço!!!

    Rodrigo Toledo

  2. 2 angourakis abril 29, 2009 às 6:01 pm

    Obrigado por comentar amigo Rodrigo.

    Espero que realmente não me leve a mal. Entendo perfeitamente teu uso, afinal seu Blog é o que mais leio diariamente (entro em média 5 vezes por dia)

    O conteúdo é fenomenal bem como é extremamente bem escrito, muito diferente de outros lugares que vemos por ai a fora onde erros e falta de informação reinam…

    Eu tenho um amigo (muito famoso na internet rs) que trocava de celular como trocava de cueca rs… e eu falo sério.. um intervalo de no máximo um mês.
    Ele deu uma descansada rs…

    Toquei no assunto do desperdício justamente porque é o foco mundial hoje e muitas pessoas compram um montante gigante de coisas que no final nem ao menos irão usar!

    Obrigado mais uma vez!

    Grande Abraço

  3. 3 Leonardo abril 30, 2009 às 12:04 pm

    Cara com certeza concordo contigo, mas também não vou mentir que se eu pudesse também trocaria de celular todo o mês, provavelmente não por necessidade, mas sim por essa sensação de satisfação de ter adquirido algo que apesar de não precisar, eu queria. Por enquanto ando com o meu n73 e se não fosse o presente que comprei para a minha mãe eu teria pego o n800 também como você. Abraços my friend!

  4. 4 Rodrigo Toledo maio 1, 2009 às 1:30 pm

    Boa tarde meu amigo! Eu não tenho frescura com a opinião das pessoas! Pode ficar tranquilo que eu entendo seu ponto de vista. Sabe que quando eu usava Pocket PC eu trocava de aparelho a cada 6 meses!! Era um caso grave! Agora melhorou muito, e muitas empresas mandam aparelhos, logo, nem sempre preciso ficar gastando meu dinheiro. Sabe que eu acho que publiquei este vídeo no meu blog há algum tempo?

    Concordo 100% com você, apesar de ser forçado a fazer algumas compras para fazer o blog rodar!! Um grande abraço e continue o ótimo trabalho no blog!!!

    Rodrigo Toledo.


Deixe uma resposta

