Minhas impressões sobre o Motorola A1200i

É fato que hoje, celulares com tela touchscreen são objeto de desejo de muitas pessoas.
A questão é.. que tipo de Touchscreen você imagina? Não entendeu? Eu explico…

Hoje sem dúvida alguma, o telefone com melhor interface de navegação, ou melhor navegabilidade, é o iPhone
Apesar de todas as limitações, a Apple fez um trabalho muito bom nesta parte.

Sem dúvida que ele é o Gadget mais caro também, superando aparelhos como LG Cookie e outros Touchscreen.
Será que realmente vale o preço?

Pude testar há algumas semanas, o já antigo (e um pouco ultrapassado) Motorola A1200i.
Não gosto da Motorola tanto que nunca tive aparelho de tal, mas tive impressões boas e ruins do referido aparelho.

Usabilidade:

Considero como usabilidade, não só a navegação entre menus como a forma que o aparelho responde aos toques do usuário.

Neste caso, dou nota 6! Talvez por ser o primeiro Touch que eu mexi, não percebi fraquezas, mas há pontos que dificultam a vida do usuário:

– A barra de rolagem fica extremamente no canto, sendo difícil de manuseá-la com o dedo.
Na maior parte do tempo recorri a Stylus, sendo muito mais confortável

– Na hora de digitar uma SMS, é imprescindível a Stylus novamente. As letras são muito pequenas e eu ainda prefiro o teclado de meu N73 que apesar de eu errar as vezes, consigo digitar mais rápido.

– Se eu faço movimento para o lado, para mudar de foto, ela não muda! A ação padrão é apenas girá-la na tela, e só!

– Não gostei da navegação pelo Menu. Achei além de muito confuso, utilizando toda hora de atalhos, um aparelho incompleto pelo menos em minhas percepções.

Problemas

Tive além dos problemas de usabilidade, alguns probleminhas no manuseio do mesmo.

– A tampa que cobre o visor é péssima. Para levantá-la, você precisa ter ou unha grande, ou mão grudenta rs

– O cartão de memória se ejetado, só volta a ser reconhecido depois que você reinicia o aparelho umas 3 vezes, isso quando você não precisa plugar o carregador (segundo minha prima, dona do tal), para o aparelho perceber que há um cartão de memória ali.
Creio que uma atualização de software resolva mas…

Pontos positivos

Como ponto positivo, eu destaco o preço principalmente, além da aparente boa qualidade e claro, do SO bem como a responsividade do aparelho.

O preço novo, gira em torno de R$700,00 e usado, R$400,00. Ainda acho que meu N73 vale mais a pena, mas ele também é uma boa opção

O acabamento externo parece bem firme, com um aspecto meio emborrachado. Só não gosto em definitivo, da tampa protetora do visor!

Ele roda Linux e possui um processador Intel XScale de 312MHz
A bateria é de 850 mAh, tendo a durabilidade afetada, tempo caindo para no máximo, 3 dias.
É bem rápido, isso é fato! Cliquei e em menos de 1 segundo ele abre o solicitado!

De resto, vídeos e músicas rodam de forma satisfatória nele, trazendo inclusive o Real Player.

Câmera

A câmera é de 2mp não trazendo nem ao menos um Flash LED, portanto, sendo péssima para não dizer inútil, em fotos noturnas.
De dia, ela consegue reproduzir bem as cores em uma foto, mas de modo geral é ruim pois as mesmas se apresentam embaçadas ou com muito ruído.

As melhores fotos tiradas por ele, você pode ver por aqui . O pessoal fez uma competição e o resultado foi legal.

Sempre ouvi que este aparelho era considerado por muitos como Semi Touchscreen, coisa não percebida por mim (me lembrei de um gradiente, modelo bem antigo, com uma tela monocolor imitando colorida).

É um aparelho ultrapassado, com vantagens como conexão Mini USB e bom hardware, mas dispensando muito da usabilidade de aparelhos Touch atuais e perdendo a oportunidade de realmente lançar algo que encha os olhos, como GPS e falantes estéreos, afinal voltando ao início do post, Touchscreen hoje é um desejo geral.

Tomara que a Motorola lance novos produtos e estes com inovação, coisa que pelo menos no mercado brasileiro, não está acontecendo!

2 Responses to “Minhas impressões sobre o Motorola A1200i”


  1. 1 Leonardo março 19, 2009 às 4:25 pm

    Cara assim como voce (trocadilho infame) eu nao gostei nem um poco do touchscreen dele, testei d um amigo e achei horrivel cara. E para instalar nvs apps? Eh d passar raiva… Alem do real player para reproducao d videos, nao vejo mais nada d postivo. Ganhei muita antipatia por ele. Aki na cidade em loja vivo ou claro nao lmbro ele novo ta por 400 reais.

  2. 2 SOFTa1200 julho 16, 2010 às 7:43 pm

    eu prefiro 1000 vezes o a1200 o meu amigo tem um n73 e comprei um a1200 ele fica babando porque o meu a1200 tem muitos aplicativos hgsdafdahasfashfkjadsghflasdgbfasdb


Deixe uma resposta

