Afinal N73 é ou não 3G?

A pergunta de muitos é se o N73 realmente é 3G ou não.
Sites como o Gsmarena.com dizem que o N73 é UMTS 2100 mhz, não especificando no entanto à qual modelo se referem, N73-1 ou N73-5.

Lá fora, em outras partes do mundo, não existe tal distinção já que os aparelhos vendidos são nativamente RM-133 3G, seja ele Prata, Preto, Vermelho ou Branco.

Por aqui as coisas são bem diferentes, existindo apenas o modelo RM-132 Prata e o RM-133 Preto, este último vendido também como Music Edition.

Mas porque a Nokia decidiu fazer isso aqui? O 3G acrescenta tanto assim ao aparelho?

Na verdade ninguém sabe qual é a verdadeira razão da Nokia ter retirado o 3G do N73, criando uma “nova versão”. Muitos dizem que é apenas uma jogada de Marketing.

A Nokia mesmo diz que lançou tal versão pois na época de lançamento do N73 (2006 lá fora), ainda não havia 3G implementado em alguns países e por isso lançaram tal versão sem o bendito 3G, acabando por cortar custos sobre o aparelho.

Eu sinceramente não acho que um conversor A/D e um chip para o WCDMA própriamente dito, iriam aumentar o custo do aparelho, apesar de vermos o contrário, com a versão ME custando pelo menos, R$300,00 a mais!

E caso eu atualize a versão de software colocando a do RM-133, ele não irá virar 3G?

A resposta curta? Não!

Assim como acelerômetro – recurso que muitos querem – o 3G depende de um Hardware específico para funcionar.
Oras, se você tem um celular Quad-Band GSM, é porque esta implementação foi feita a nível de Hardware e de Software; um não funciona sem o outro.

Para existir a funcionalidade 3G em seu aparelho, este deve possuir um CI dedicado a conversão dos sinais de tal banda, assim como um Chip de controle, acabando por desafogar o processador principal do aparelho também.

Então, se você fizer tal conversão a nível de software, você irá apenas colocar 3 opções inúteis no seu N73 (Vídeo Chamada, UMTS Only e Dual), e quando selecionar tal opção, o celular pedirá para reiniciar, mas sem de fato habilitar o que você selecionou previamente

Antes, o principal motivo para tal atualização era apenas a questão de prioridade.
A Nokia dava prioridade maior ao N73 RM-133 (afinal ele era vendido em todo o mundo), ficando assim o software do RM-132 bem desatualizado em relação a seu irmão Europeu.
Hoje ambos estão em pé de igualdade, possuindo até mesmo versões com numeração quase idêntica, enfatizando tal frase ainda mais: 4.0839.42.1.1 e 4.0839.42.2.1 (RM-132 e RM-133 respectivamente).

Acredita-se ainda que as primeiras versões vendidas aqui no Brasil, mesmo o N73 sendo prata, tivesse o Hardware 3G.
Não se descarta tal possibilidade, tendo a Nokia posteriormente feito um ajuste de mercado, reforçando a tese da “Jogada de Marketing”.

Existem outras variações do N73?

Sim, existe ainda mais uma variação que na verdade é apenas conhecida como N73-China (não referente as cópias xing-ling).
Nela é removido o 3G (e seria removido o Wi-fi também se tivesse), além de sabe-se lá o que mais.
Isto se deve a política interna da China, onde os usuários não podem ter acesso completo à Internet para não ir contra ao governo Chinês.

Há algo que eu possa fazer com relação a isto?

Muitas pessoas abriram processo contra a Nokia, questionando-os do porque tal função ser removida e apresentando como provas sites especializados.

O principal problema é que nem mesmo no manual e nem no site da Nokia, ela coloca 3G como característica, não podendo assim ser usado como argumento.
Além disso, o outro modelo serve justamente como diferenciação.

Ou seja, no way! É melhor gastar um pouco mais e comprar por exemplo, o N78 que já vem com 3G e inclusive com processador e memória melhores e custa o mesmo que o N73-ME, do que tentar entrar em uma briga judicial.

Afinal, o 3G realmente será relevante para mim?

Depende!
Quem usa 3G é aquele pessoal que precisa ficar o dia todo Online, seja da onde for, ou mesmo aqueles que usam esporadicamente a Internet, mas querem estar sempre conectados em alta velocidade.

Além da Internet, há serviços melhorados como TV Streaming e Vídeo Chamada, aumentando a qualidade perceptivelmente.

Em 2.5G dá para assistir TV? Dá, claro que dá!
Não será com uma excelente qualidade de imagem, mas ocorrerá sem cortes!

Lembrem-se que mais do que a diversão, deixar seu celular sempre em 3G, consome muito mais sua bateria já que o tráfego de dados é muito mais intenso do que a rede GSM

Eu particularmente, não sinto falta do 3G em meu aparelho.
Sinto sim falta de Wi-Fi, para publicação em tempo real de fotos que eu tiro no meu dia-a-dia (estou montando meu Flickr.. acesse: http://www.flickr.com/photos/ene73)

Houveram casos como o Nokia 6555 em que quando habilitado 3G, o aparelho esquentava em demasia, sendo perigoso até para seus usuários (baterias + calor = explosão).

Quem tem 3G no celular, lembre-se de usar com sabedoria, deixando desabilitado quando não for navegar.
Quem não tem, não tem porque ficar triste! 3G por enquanto no Brasil, está mais para Inglês ver.

E quem tem um N73 para navegar em 3G, procure outro! N73 versão RM-133 só navega até 384 kbps não possuindo HSPDA para velocidade maior.
É também um 3G só para Inglês ver.

Finalizando, as siglas WCDMA e UMTS significam o mesmo que 3G.
Para ler mais sobre, dêem uma olhadinha na Wikipedia😉

Aqui temos um esquema da placa do N73. Reparem na parte cor de rosa e na frase: “WCDMA part only avaiable in RM-133”.
*Clique em cima para ver em tamanho real*

Espero ter esclarecido a questão😉

Para mais esquemas, acesse: http://www.eserviceinfo.com/index.php?what=search2&searchstring=N+73
Precisa do Adobe Reader ^^

14 Responses to “Afinal N73 é ou não 3G?”


  1. 1 Binho março 4, 2009 às 8:36 pm

    Meu N73 Music Edition foi comprado na loja da Vivo 2007.

    Alterei o product code do meu celular pra conseguir fazer os updates que rolam nas versões européias.

    E em alguns lugares da cidade abaixo da barra de sinal aparece “3G”

    Pode explicar por que?????

  2. 2 angourakis março 4, 2009 às 8:46 pm

    Você mesmo disse que comprou o seu como Music Edition e esta versão vem com o Hardware 3G
    É o preto né?

  3. 3 Claudio Martinez março 5, 2009 às 1:42 pm

    Eu tive um prata que atualizei usando o product code do RM-133 e não deu em nada, 3G nem em sonho pra RM132

  4. 4 Binho março 5, 2009 às 7:01 pm

    Isso o meu é o N73 preto.

  5. 5 angourakis março 5, 2009 às 7:44 pm

    Então ele já tem o Hardware 3G
    O seu é um RM-133😉

    A diferença é justamente essa
    RM-132 não tem 3G – modelo prata no Brasil
    RM-133 tem 3G – modelo preto no Brasil

    Abraços

  6. 6 Leonardo março 7, 2009 às 12:14 am

    Cara Parabéns pelo blog, eu comprei meu n73 a umas 2 semanas. To muito satisfeito com ele, e tdo mais. Mudei a firmware dele para o do rm-133 apenas por questoes dos updates, e que realmnte agora estao a msmo nivel. Ja li muita coisa em algns blogs e foruns a respeito dele e ja fiz otras modificacoes. Mas uma coisa me chamou atencao nesss post e que nao tinha visto em lugar nenhum, qndo ce disse q a video chamada no n73-rm132 modificado para rm-133 he inutil. Eu pensava q msmo o rm-132 tinha essa funcao. Entao ele nao tem?

  7. 7 angourakis março 7, 2009 às 7:52 am

    Eu nunca vi Vídeo Chamada para 2.5G, só 3G mesmo
    Acredito amigo que possível é, mas por razões comerciais, não há este serviço para usuários GSM

    Este é um serviço que sua operadora precisa habilitar em sua linha, e ela só fará isso mediante a contratação de um plano 3G.

    Ainda sim, o RM-132 não tem a opção vídeo-chamada. Não sei se dá para fazer. Talvez receber até dê, depois da contratação do plano, mas fazer ele não dispõe da opção

    Abraços

  8. 8 Milton março 7, 2009 às 7:05 pm

    Estou postando de um N73 me com chip 3G tim conect fast.

    média de velocidade 500kbps. Não chega a 1000 porque ele não é HSPA como os mais novos.

    mais é sempre foi 3G como todos 73.

    O tim só roda bem na cidade de SP um pouco mais longe nem em edge

  9. 9 angourakis março 7, 2009 às 7:24 pm

    Muito obrigado amigo Milton pelo Feedback!
    Mas tem certeza que chega mesmo em 500 kbps? Pois por ele não ter HSPDA, teóricamente o máximo são 384 kbps!

    Em testes, o Morimoto do Guiadohardware.net disse que a velocidade fica muito próxima do EDGE, mas com melhores tempos de latência

    De qualquer jeito, muito obrigado pelo comentário e sinta-se a vontade em comentar mais sobre os serviços da Tim ou até mesmo postar integralmente em separado. Basta me avisar que crio um cadastro para ti😉

    • 10 G4L3G0 junho 27, 2009 às 1:14 pm

      Cara desculpe se eu tiver fazendo a coisa da maneira errada mas é por falta de opções mesmo, é que me registrei no phpbbrasil.com.br onde pelo que pude constatar vc é administrador e apesar de ter feito tudo certo e disso tenho certeza, simplesmente não tenho acesso a nenhuma área quando estou logado, quando não estou logado posso ler muito do conteúdo do portal mas com acesso limitado, não importa o que eu faça não consigo sair dessa área (veja a screen).

      Quando eu estava me registrando no fórum me apareceu esse erro (imagem abaixo) assim que enviei o cadastro, será que tem algo a ver?

      http://img29.imageshack.us/i/1044.png/

      será que tem como vc me ajudar nisso, fico aguardando qualquer resposta, valeu!!

      Meu contato: b4rb42009@hotmail.com

  10. 11 Emmanuel ferreira maio 9, 2009 às 8:07 pm

    eh mesmo uma pena eu tenho um n73 comprei achando que era 3g e me decepcionei… se soubesse nao o teria comprado, mais agora vejo que nao fax muita falta ele eh meio lento mais com a atualizaçaõ para rm133 melhora esse ponto. apesar disso ele naum nega ser um smartfone com otimos recursos(symbian mt bom)joge em dia recomendo masi quem poder comprar um n95 compre, quem nao poder junte um poquinho mais ^^ da de 10×7 no 73

  11. 12 Thiiaguinhoo maio 17, 2009 às 1:47 am

    N73 tem q pegar 3G!
    N73 tem q pegar 3G!
    N73 tem q pegar 3G!
    N73 tem q pegar 3G!
    N73 tem q pegar 3G!

  12. 13 Guilherme BC junho 24, 2009 às 7:41 pm

    EU NAO ACREDITO ISSO UM APARELHO COM CAMERA NA FRENTE APENAS PARA BUNITO… QUE ABSURDO DA NOKIA

  13. 14 angourakis junho 24, 2009 às 10:14 pm

    Pois é Guilherme.. as razões até hoje são obscuras.. mas não têm 3G! (e mesmo que tivesse, seria só WCDMA)

    Abraços


Deixe uma resposta

