N73 e seu Dual Processor

É bem vísivel a todos os mais experientes compradores do N73, que em suas especificações lá no GSMArena.com , ele possui as seguintes características de Hardware:

– 42 MB user memory
– 64 MB SDRAM
– Dual ARM 9 220 MHz CPU

O que seria esse Dual ARM 9?
A memória RAM e ROM já é conhecida por todas, sendo a primeira para execução de programas e a segunda para armazenamento de dados!

Para explicar do processador ARM9 e essa palavra Dual antes, precisamos ver antes de mais nada, qual a estrutura de Hardware que o N73 e mais alguns outros aparelhos da Nokia usa.
Veja abaixo o esquema:

Podemos perceber que ali do lado do ARM926, que seria o nosso processador em questão, há sim um outro processador mas não similar (e que nem ao menos executa a mesma função).
Se trata do TMS320C55X da Texas Instruments.

ARM926

O ARM926EJ-S é um processador de 32-bits com arquitetura RISC (Set de Instruções Reduzidas) – ao contrário de nossos PCs que é CISC – que permite tamanho flexíveis de caches e instruções.

Provê uma instrução separada para a interface AMBA AHB e implementa um conjunto de instruções ARMv5TEJ para melhorar a performance, executando uma instrução 16×32 bits em um único ciclo.
Além disso, inclui um ponto fixo DSP para melhorar a velocidade de processamento de algorítmos de diversos tipos de sinais e aplicações como miniaturas e execução de código Java.

Como nosso foco não está nele, basta você dar uma olhada nesta página: http://www.arm.com/products/CPUs/ARM926EJ-S.html e poderá ver tudo que o processador do seu celular oferece.

TMS320C55x

O TMS320C55x é um CI fabricado pela Texas Instruments, consumindo apenas 0.05mW sendo alimentado com 0.9V.
Este roda a 400 Mhz e tem uma performance 5x superior do que seu antecessor, dissipando apenas 1/6 de sua potencia.

Ele é usado principalmente em aplicações de Áudio, Fotografias e Sistemas de comunicação.
Possui sistema de compressão e descompressão e eliminador de ruídos e eco.

Uma coisa muito interessante, é que ele utiliza como arquitetura, uma modificação da velha Arquitetura Harvard incluindo um barramento e outros 3 para leitura de dados podendo trazer operandos simultaneamente (à leitura), melhorando assim a velocidade de comunicação.

TSM

Seja como for, definitivamente o N73 não possui dois processadores ARM9 de 220 mhz como muitos pensam!
Pense no TMS320C55x como uma placa de vídeo Off-Board (péssima comparação, ok!). Este chip da Texas irá cuidar do processamento de toda a parte da comunicação do celular, ou seja, suas ligações e dados trafegados.

Sem ele o processador central (ARM9) teria que cuidar de tudo, e ai teríamos um celular com péssima qualidade sonora além de não ser possível a implementação de novas tecnologias de dados, como o próprio 3G (que possui um chip dedicado para tal) ou o HSPDA.

Todas estas informações são facilmente encontradas nos respectivos Datasheets dos componentes, mas para o pessoal que não conhece (e nem deseja) eletrônica, foi ai um pequeno resumo das possibilidades dos nossos pequenos (a nível de Hardware)

A arquitetura do N95 por exemplo, diferencia um pouco tendo Acelerador 3D integrado – que no N73 feito pelo ARM9 e emulado via software – aliviando o processamento para outras tarefas e melhorando o desempenho geral

Para mais esquemas, acesse o site: http://www.nokia-tuning.net/index.php?s=processor
Ai tu vai achar todos os processadores usados nos Nokia e poder comparar um pouco o porque da diferença brutal de desempenho de modelo para modelo.

É isso!

0 Responses to “N73 e seu Dual Processor”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: